Monstro Natimorto

Mais um monstro nasce. Morto.

Dizem que foi graças à crise: o futuro maior prédio do Chile está estagnado à espera de um milagre que o tire de seu estado catatônico. Uma montanha de lixo de concreto e vidro um pouco mais difícil de ignorar diferentemente daquele pacote de batatas-fritas que o carro da frente jogou pela janela.

Era para ser mais um símbolo da tão celebrada “prosperidade” chilena, a mesma que, como poucos celebram, vem acompanhada de toda a desigualdade que um brasileiro já está mais que acostumado a conhecer. À diferença que aqui fica mais escondida. Por enquanto.

Subúrbios de casas pré-fabricadas em condomínios fechados dão a sensação de segurança aos neuróticos new-rich. Estradas pedagiadas cortando a cidade por debaixo do rio Mapocho excluem com enormes muralhas qualquer possibilidade de cruzar a rua ou até suicidar-se. Telecentros nas regiões pobres são obrigados a modernizar-se com redes sem-fio porque os cabos de cobre são roubados para vender por ninharia, talvez numa alusão ao que defendia o finado Allende “O cobre é nosso”. Ele nacionalizou 100%. Hoje restam uns 30%. Mas o empresariado quer construir prédios altos. De vidro, como em Chicago. Não de cobre.

Mais minha questão é mais embaixo: qual a graça de fazer arranha-céus em um país que treme a terra todo mês? Quem quer trabalhar no 40º piso de um tiranossauro bem em cima das inquietas placas tectônicas do Pacífico?

 

|

Comentarios

Buen post, pero Allende estatizou!!!!

 

Responder

Também não entra na minha cabeça essa fixação por prédios altos. Isso em qualquer lugar do mundo, imagina se entendo no Chile! Símbolo bobo de prosperidade, que na verdade nada representa. Eu acho arranha-céus feio, salvo raríssimas exceções.

Responder

Bah.. exagero.. Até Paris, outrora legítima defensora dos prédios baixos, planeja uma nova cidade, adivinhem, com prédios altos e gigantes.

Recomendo visitar

www.fosterandpartners.com

www.kpf.com

www.favoritearchitecture.org (Gosto do Hearst Tower.. estranho)

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=827526 (Paris)

 

Não sei como é no Chile, mas os gringos fazem esses prédios praticamente sem vagas de garagem com estações de metrô dentro... O Planejamento urbano "zero" diz que a verticalização é econômica (pega um monstrengo desses e transforma em casinhas... vê o tanto de infra urbana vc precisa construir a mais.. pavimento, canalização, rede elétrica.. e por aí vai)

tanto faz.. no longo prazo estaremos todos mortos

Responder

Escreva um comentário

Desea usar sua foto? - Inicie sua sessão ou Cadastre-se grátis »
Comentários a este artigo no RSS

Comentarios recientes

Cerrar